Frequência de Treino, se refere a quantas vezes um determinado músculo é treinado dentro de um período de tempo.
Podemos organizar a frequência que um músculo é treinado de várias maneiras.
Treinar 30 séries um músculo uma vez na semana, 15 séries duas vezes na semana, 10 séries três vezes na semana, ou até mesmo todos os dias, não fará diferença na Hipertrofia desde que:
1– Carga e Número de Repetições forem similares.
2– Volume de Treino Total esteja de acordo com seu Nível de Treino atual.
3– Reflita em uma boa Recuperação e Desempenho entre os Treinos.
Diluir o Volume de Treino de um determinado músculo em mais sessões, pode ser interessante por 2 fatores:
1- Indivíduos iniciantes ainda não tem uma boa resistência ao Dano Muscular, logo, um estímulo mais forte pode trazer um dano muscular maior e uma DMIT (Dor Muscular de Início Tardio) mais acentuada.
2- No início do treino nossos estoques energéticos estão altos, mas tendem a diminuir com o passar das séries devido ao acúmulo de fadiga central e periférica, tendo como consequência a diminuição do desempenho no treino, ou seja, o número de repetições para determinada carga ou a intensidade de carga tende a cair.
Treinos com menos séries por grupo muscular em um só dia, tendem a ter uma menor queda no desempenho em seus exercícios finais, em comparação com treinos mais longos.
Não perder desempenho no treino é importante para preservar o Volume de Treino e ter uma maior eficiência na síntese proteica muscular, levando a uma maior resposta Hipertrófica.